Renan Guedes Sobreira. Mestre em Direito Constitucional, Centro de Estudios Políticos y Constitucionales de la Presidencia de España e Universidad Internacional Menéndez Pelayo. Especialista em Direito Parlamentar, Universidad Nacional Autónoma de México. Bacharel em Direito, Universidade Federal do Paraná. Servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
Currículo:
Renan Guedes Sobreira. Mestre em Direito Constitucional, Centro de Estudios Políticos y Constitucionales de la Presidencia de España e Universidad Internacional Menéndez Pelayo. Período de pesquisa durante mestrado na Harvard University, tendo realizado a disciplina New Trends on Constitutional Law ministrada pela Harvard Law School e pela Harvard John F. Kennedy School of Government. Especialista em Direito Parlamentar, Universidad Nacional Autónoma de México. Bacharel em Direito, Universidade Federal do Paraná. Aprovado ao Corso di Alta Formazione in Diritto Costituzionale, Università del Piemonte Orientale.
Autor de Inviolabilidad Parlamentaria en España (2019); organizador de Reforma Política: pensando o amanhã (2020), Parla Brasil: debates em Direito Parlamentar (2022), Direito Parlamentar em Decisões do Supremo Tribunal Federal – volume 1 (2022), Direito Parlamentar em Decisões do Supremo Tribunal Federal – volume 2 (2023), PARLex: boletim de novidades legislativas (2024).
Recebeu o prêmio de 1º lugar no Concurso de Artigos do Congresso Internacional Corte Interamericana de Direitos Humanos e seus Impactos na América Latina (2019); o prêmio de 2º lugar no Concurso de Artigos do Encontro Internacional Democracia em Tempos de Pandemia (2020); menção honrosa no Concurso de Resumos Expandidos do I Congresso Internacional de Direito Partidário (2020).
É servidor do Quadro Funcional do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, tendo atuado na Corregedoria-Geral da Justiça (2009) e, desde 2010, na assessoria de Gabinete de Desembargador. Integrou a Comissão Sociocultural do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (2024).
Associado Fundador, presidente (2021) e vice-presidente (2022-2023) do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar.
Link Lattes:
http://lattes.cnpq.br/8032033029617183