“Elaborando Memórias do DOI-Codi/SP”, realizado pela equipe de Arqueologia Pública do projeto Arqueologias do DOI-Codi do II Exército (São Paulo): leituras plurais da repressão e da resistência, é uma proposta didática voltada para o trabalho com jovens a partir de 14 anos, em salas de aula do 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio, a partir de diferentes setores de aprendizagem.
Convidamos você a conhecer a história do DOI-Codi de São Paulo, um órgão de repressão instaurado durante o período da ditadura militar no Brasil, e a descobrir como a arqueologia pode nos ajudar a narrar eventos históricos — além de entender os impactos sociais e políticos desse período autoritário no passado e no presente da nossa história.
Esta proposta educativa busca fazer a mediação entre as memórias silenciadas no espaço do antigo DOI-Codi/SP, na cidade de São Paulo, e a significação que os jovens constroem a partir de seu presente. Relacionar o passado com as experiências pessoais e coletivas é, em si, um ato de cidadania que, a partir da escola, contribui para a formação da reflexão crítica e da interpretação que os alunos fazem da história recente — de modo a aprenderem com ela e a reforçarem atitudes democráticas.